Medicina Interna – Clínica Médica

A Medicina Interna, mais conhecida no Brasil como Clínica Médica, é uma especialidade destinada à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do adulto, uma área que aplica o conhecimento científico e a experiência clínica ao cuidado do paciente. É por definição uma especialidade de cuidado do adulto, saudável ou doente, agudo ou crônico.

Para um paciente que apresenta múltiplas doenças ou doenças de difícil diagnóstico esta é a especialidade médica mais adequada, pois o internista – especialista em Clínica Médica – possui uma visão integral e abrangente do paciente, sendo, muitas vezes, chamados por outros médicos para ajudar na condução dos casos de diagnóstico mais complexo.

A Clínica Médica cobre uma ampla variedade de condições que afetam os mais diversos órgãos – coração, pulmão, rins, fígado, trato gastrointestinal, sistema nervoso, articulações, pele, entre outros. Embora algumas doenças afetem órgãos específicos, a maioria das doenças comuns – Hipertensão, diabetes, aterosclerose e câncer, podem afetar diversos órgãos ao mesmo tempo. 

O especialista em medicina interna é reconhecido como “expert” em doenças complexas, de difícil diagnóstico e multissistêmicas , sejam agudas ou crônicas. Além disso, eles tem amplo conhecimento do processo saúde – doença, trabalhando na promoção de saúde e prevenção e detecção precoce de doenças.            

O que é o internista?

            O internista é o especialista em Medicina Interna (Clínica Médica) e precisa ter, pelo menos, seis anos de faculdade de medicina e 02 anos de residência em Clínica Médica, com a possibilidade de uma segunda residência, R3 em Clínica Médica.
O internista deve ser treinado para reconhecer e tratar uma ampla gama de doenças e pacientes com as mais diversas patologias, doenças crônicas e doenças concomitantes. Ele é preparado para lidar com a maioria dos problemas que o paciente pode trazer, não importando o quão simples ou complexo ou o quão raro ou comum seja a situação.
 

Área de atuação do internista (Clínica Médica):

  • Diagnóstico e tratamento da maioria das doenças do adulto
  • Acompanhamento de doentes crônicos
  • Orientação e acompanhamento dos pacientes com quadros complexos, raros e de difícil diagnóstico, juntamente com o especialista, quando necessário
  • Acompanhamento de pacientes internados e acompanhamento ambulatorial
  • Avaliação clínica e coordenação de exames de saúde regulares (check-up)
  • Promoção de saúde e prevenção de doenças
  • Estudo e orientação inicial do doente (primeira consulta)
  • Coordenar o tratamento do paciente juntamento com as mais diversas especialidade.